Top-10 Séries de TV de todos os tempos

Inevitavelmente, as séries de televisão acompanham-nos ao longo vida. Séries de comédia, séries de ficção científica, séries de suspense. Desde que surgiram as plataformas de streaming tv como a Netflix ou a HBO, existem séries para todos os gostos. Mas nem sempre foi assim. 

Antigamente, as séries de televisão não tinham tanto destaque como nos dias de hoje. Sem a difusão destas plataformas, interessava sobretudo as audiências televisivas na hora de continuar ou cancelar uma série. Apesar de termos mais séries, a qualidade não acompanha este aumento exponencial. A internet veio revolucionar o negócio.

Como consumidor de séries desde a minha adolescência, houve muitas que me marcaram pela positiva. Decidi eleger o meu top-10. Foi uma tarefa difícil, e certamente nem um pouco consensual. Afinal, não vi todas as séries que saíram, nem mesmo algumas de culto como o Game of Thrones ou Anatomia de Grey. Por variadas razões, este é o meu top de 10 séries de TV de todos os tempos.

10. Nip Tuck – 7.6 IMDB

A vida louca de dois cirurgiões plásticos em Los Angeles, num triângulo amoroso sem fim. Alguns podem lembrar-se vagamente pois chegou a passar na TVI. É possivelmente a série menos conhecida desta lista, mas foram exactamente 100 episódios ao longo de 6 temporadas. Praticamente todos eles começavam com uma nova paciente e claro, uma nova história. É uma série que, no seu todo, está muito bem distribuída entre temporadas. Consegue tocar especialmente em algumas questões mais sensíveis do mundo da cirurgia plástica, ao mesmo tempo em que o seu enredo “estilo novela” se vai desenvolvendo. Não é aquela série viciante, mas facilmente se criam laços com Nip Tuck.

nip tuck top 10 séries

09. The Mentalist – 8.1 IMDB

O clássico tipo de série que resolve crimes. Decorreu entre 2008 e 2015, e conta como grande protagonista o “consultor mentalista” Patrick Jane e a detective Teresa Lisbon. Apesar de ter uma razoável componente de ficção, há episódios em que podemos aprender algo com o mentalismo de Jane. Muitas das vezes, ao ajudar a desmascarar charlatões que vão aparecendo. Durante praticamente toda a série, tenta apanhar o assassino da sua mulher e filha, o temido “Red John”. É uma série que acompanhei sempre que as temporadas foram saindo. Não sei bem porquê, mas é uma série especial.

the mentalist top 10 séries

08. Modern Family – 8.4 IMDB

Sem dúvida uma das melhores séries de comédia de sempre. Muito actual, tem todos os ingredientes para que cada episódio seja um desafio. Adopção e casamento homossexual, uma relação entre um casal com 30 anos de diferença, e uma típica família numerosa americana. Todos coabitam entre si, e todos lutam desesperadamente pelo seu espaço. Já para não falar nas anedotas de Phil Dunphy. Confesso que não estou com a série actualizada, mas o seu sucesso é facilmente comprovado pela 11ª temporada que se encontra em produção. 

modern family top 10 séries

07. Californication – 8.3 IMDB

Uma série que vive da sua personagem principal, o escritor frustrado Hank Moody, protagonizado por David Duchovny. Após os primeiros episódios, é fácil perceber por onde vai andar o enredo desta história. Muitas mulheres, uma relação difícil com a filha, e uma história inacabada com a sua ex-mulher. Californication é uma série viciante, onde cada episódio passa a voar. A relação particular de Hank com o seu agente, Charlie Runkle, é outro dos motivos de diversão da série. Com 7 temporadas, foi produzida pela Showtime de 2007 a 2014 e ocupa um honroso sétimo lugar nesta lista.

californication top 10 séries

06. Entourage – 8.3 IMDB

Aqui está uma série que não dava nada por ela ao início, mas que se revelou uma agradável surpresa. Entourage gira à volta do seu personagem principal Vince Chase (Adrian Grenier), e como o próprio nome da série indica, de todos os que andam à sua volta. Um jovem actor que desponta em Hollywood, com um grupo de amigos onde se inclui o seu irmão, Johnny “Drama” Chase. Um dos personagens mais cómicos a que já assisti, sem esquecer o seu agente Ari Gold. Esta série dá mesmo para rir. Ao longo das 8 temporadas, são muitas as situações limite onde parece que tudo vai acabar mal. Uma sequência de acontecimentos nas vidas destes rapazes que têm na união e amizade as suas grandes virtudes.

entourage top 10 séries

05. Six Feet Under – 8.7 IMDB

Aqui a escolha começa a ser difícil. O meu top 5 tem séries muito diferentes, mas só podia ser assim. Six Feet Under, ou Sete Palmos de Terra, é uma produção genial da HBO. Uma curta sinopse desperta logo grande curiosidade. As vidas de uma família disfuncional que gere uma funerária em Los Angeles. Sem dúvida alguma, a melhor comédia dramática que vi até hoje. Em Six Feet Under nada é previsível. É uma série em que nos apaixonamos pelas personagens, de tão ricas de conteúdo que são. De salientar o papel de Michael C. Hall, que interpreta um dos irmãos responsáveis por gerir a funerária após a morte do seu pai. Não esperem grandes agitações. É uma série um pouco lenta, para apreciar todos os seus momentos, de tão genial que é.

six feet under top 10 séries

04. Black Mirror – 8.8 IMDB

Deixar Black Mirror fora do meu top 3 é quase um crime, mas são escolhas que têm de se fazer. Conheci-a quando ainda era produção da BBC, e logo senti que iria ser disruptiva, antes de ser comprada pela Netflix. Há aquelas séries que chegam no momento certo, e Black Mirror veio para nos alertar dos perigos da tecnologia. Fala-nos (e bem) do que ela tem de bom, mas sobretudo do mau. Muitos dos episódios são demasiado futuristas. Outros, nem tanto. O facto dos episódios não terem uma ligação faz com que a série possa ser consumida aleatoriamente. Ah, e não fiquem chocados com o primeiro episódio 🙂

black mirror top 10 séries

03. Breaking Bad – 9.5 IMDB

Considerada por muitos uma das melhores séries de sempre. A história do professor Heisenberg é brutal. A sua personagem, interpretada genialmente por Bryan Cranston, deixa-nos apaixonados e viciados ao mesmo tempo. Acreditem que sei do que falo, pois não fui vendo ao longo do tempo de emissão. Aliás, comecei a ver Breaking Bad quando já tinha terminado. Creio que vi tudo em pouco mais de 2 meses, em exclusivo. A série gira em volta de um professor que, ao descobrir que tem uma doença terminal, passa a utilizar todos os seus conhecimentos de química para criar uma nova espécie de metanfetaminas. E o “pior”, é que passa a ser a melhor do mercado. O seu ex-aluno Jesse, os seus dramas familiares, os “Los Pollos Hermanos”, etc… Não faltam razões para passar umas boas horas colado ao ecrã. Disponível na Netflix e HBO.

breaking bad top 10 séries

02. Seinfeld – 8.8 IMDB

Não sei se vou conseguir perdoar-me por não colocar Seinfeld no número 1. No entanto, é a série mais especial, e por que mais carinho tenho. De todas as séries da lista, esta é a única que nasceu nos anos 80, e também a única que morreu nos anos 90. É um clássico, portanto. É a única série em que vi tudo, várias vezes. Continuo a ter todos os episódios num disco externo. Volta e meia, lá escolho um aleatoriamente para ver, só para ter o prazer de me recordar da sua história. Os personagens são incríveis. Quando foi proposta à CBS, o produtor Larry David afirmava que era uma sitcom sobre…nada. Vejam a série, e logo vão perceber porquê. As aventuras dos amigos Seinfeld, George, Elaine e Kramer são qualquer coisa de delicioso. São 9 temporadas, mas com episódios muito curtos.

seinfeld top 10 séries

01. Dexter – 8.6 IMDB

Sabem aquela série em que sempre que termina uma temporada fazem…wow!?!? Como é que é possível ter acabado assim? E agora, o que lhe vai acontecer? Pois é, Dexter é assim. Foi uma das únicas séries que seguia religiosamente sempre que saía, episódio a episódio. Acho que foi isso que me levou a colocá-la no número 1. Aquele suspense, aquela angústia de ter de esperar uma semana por um novo episódio. Os mais novos já não sabem o que isso é. Resumidamente, Dexter conta a história de um serial killer que se tornou polícia criminal, seguindo os ensinamentos do pai adoptivo, para conseguir viver em sociedade. Se há melhor argumento que isto, não sei. Dexter é genialmente interpretado por Michael C. Hall, e é um daqueles papéis que perseguem a vida do actor até ao final da sua vida. 

dexter top 10 séries

E foi a minha lista. Recordo que este é o MEU Top-10. Sem influência de qualquer tipo de críticas. É pura e simplesmente a minha apreciação, daquilo que vi.

É sempre positivo ver séries diferentes do vosso gosto pessoal. Ou que à partida não sejam “o nosso estilo”. Há sempre séries mais antigas que se podem experimentar, mesmo estando ajustadas a outra realidade. Continuam a existir excelentes produtores, actores e argumentistas. O mais difícil é mesmo escolher. Lembrem-se que nos cabe sempre escolher se passamos tempo de qualidade, mesmo em frente ao ecrã.

Para terminar, deixo algumas produções mais recentes que vale a pena dar uma olhada:

Afterlife

Barry

Bad Blood

Bodyguard

Bloodline

Fariña

Sex Education

Succession

The English Game

The Outsider

The Night Of

ZeroZeroZero

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s