Não sabias?

Somos inundados diariamente por estatísticas. Estudos sobre as mais variadas temáticas, desde a medicina à sociologia, dos malefícios do tabaco aquecido ao sítio mais trendy para viajar. Quando clicamos numa notícia do género (os que clicam), serão poucos os que se interessam pelas variáveis, a amostragem ou o objectivo do estudo. No final, o que nos interessa é a grande conclusão, a descoberta do segredo, a generalização. É podermos chegar ao café e dizer, “não bebas água à refeição, diz que engorda”. O mito surge.

Uma das mais poderosas conjugações de palavras que o português tem é: “Não sabias?” Quando aplicamos esta expressão verbal, sobretudo em tom jocoso, podemos ser atingidos de forma a perder 50kg de auto-estima. Senhores responsáveis pela circulação de publicações noticiosas (vulgo jornalistas), tenham muito cuidado com os estudos que publicam. É que um vosso qualquer pseudo-estudo-inovador conjugado com um “não sabias” pode fazer grandes estragos.

Isto até pode dar para rir, mas passem lá por isto a ver se tem piada. É que simplesmente não conseguimos argumentar. Faz-se forte a gente fraca. As pessoas que difundem estas notícias “clickbaitianas” podem destruir amizades, forçar divórcios, causar mal-estar. Têm noção disso? É pegarmos num café e ficar a saber que três por dia (nem mais, nem menos) é o ideal para a saúde cardiovascular. É aquecermos o tupperware de plástico e ficar a saber que há 89% de probabilidade de ser cancerígeno. É bebermos água da torneira e ficar a saber que faz mal.

E perguntamos nós – faz mal, porquê?

Não sei, li num estudo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s